De que maneira a bicicleta pode melhorar a sua vida em São Paulo?

  • Não acredito no que muitos paulistanos afirmam da sua cidade: que não dá para andar na rua, que a cidade é perigosa, que só com carro e muito dinheiro dá para ser feliz, que para fazer exercício é preciso pagar uma -cara- academia.

A bicicleta salvou a minha vida em Sampa. Eu sou gringa, da Espanha, e não tenho carro próprio aqui, assim que sou a prova de que se pode morar na cidade sem carro. Mas pode-se viver aqui sem ficar estressada e meio maluca por causa das deficiências do transporte público?

Adoro muitas das coisas que São Paulo oferece: a diversidade cultural, principalmente. Mas também acho que a vida aqui pode ser difícil e muitas vezes cogitei voltar na Europa por causa disso.

Porém, eu quero ficar, e não acredito no que muitos paulistanos afirmam da sua cidade: que não dá para andar na rua, que a cidade é perigosa, que só com carro e muito dinheiro dá para ser feliz, que para fazer exercício é preciso pagar uma -cara- academia.

Eu descobri que Sampa é muito mais amigável desde duas rodas porque pedalar entre suas ruas te proporciona um contato mais direto com pessoas e bairros. Além disso, a atividade física libera endorfinas e te deixa ativa, acordada e em forma para encarar o dia, e tudo de graça!

Também percebi um feed-back muito positivo dos paulistanos: os que pedalam estabelecem um vínculo, mesmo quando se encontram na rua; e quem não pedala fica muito curioso e faz um monte de perguntas sobre a minha bike -dovrável- e sobre a experiência de andar de bicicleta em São Paulo. Ganho muito em bate-papo todo día!

A todos eu respondo: pode-se andar em Sampa, estabelecendo rotas alternativas por ruas mais tranquilas, e a felicidade que proporciona a liberdade e o tempo e o dinheiro que poupo ao andar de bike não tem preço!

E graças a ela, em parte, que sou uma “paulistana” feliz e pretendo continuar sendo-o.

Esta foi a minha resposta para o site Catraca Livre, que fazía a pergunta: De que maneira a bicicleta pode melhorar a sua vida na cidade?

Leave a Reply

